Skip to content

Metodologia de Trabalho


Consultoria em Desenvolvimento de Projetos Através de Processos Participativos

Projetos sugem a partir de idéias, essas idéias necessitam passar por um processo de desenvolvimento para que de fato se tornem um projeto, ou seja, serem submetidas a questionamentos e observações de seu próprio autor ou de um grupo de pessoas que de alguma forma fazem parte do que idealmente se tornará um projeto.
A consultoria de desenvolvimento nestes casos, se baseia essencialmente no processo do cliente, ou seja, em seu pedido de  “ajuda”, trazendo à luz suas questões, incômodos, limitações e potencialidades, o consultor faz asssim o papel de um facilitador na busca de respostas e novos caminhos que conduzam ao desenvolvimento das idéias em direção ao projeto, contemplando todas as suas etapas formais, de acordo com sua área de atuação (corporativa, social, cultural, audiovisual, etc).

O consultor de desenvolvimento, procura conduzir o trabalho com o cliente/grupo/organização de forma a construir projetos dentro de um espírito coletivo através da inclusão/participação, ainda que pontual, de pessoas que agreguem idéias, expertises, pontos de vista complementares, lapidando e  aprimorando o que se tornará um projeto. Por outro lado, o consultor também tem o papel de encorajar o cliente a encontrar respostas através de suas próprias experiências.

A principal ferramenta de trabalho do consultor/facilitador de desenvolvimento de projetos, é sua capacidade de ouvir e formular perguntas que gerem  reflexões acerca da questão trazida e, portanto, a ação perante as situações. A pergunta é um  grande agente mobilizador das potencialidades do ser humano e permite que o sujeito analise outros pontos de vista possíveis e o tire do lugar, já as respostas prontas, ou “fórmulas padrão” não teriam essa “força”. Uma outra característica importante desse profissional, é sua capacidade de agregar valor, visualizando a diversidade de talentos, expertises e habilidades necessárias para que um projeto exista de fato, com seu caráter coletivo e portanto rico enquanto resultado de sua realização.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: