Skip to content

Workshop Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais – UNISA

24 de Março de 2011

Objetivo:
Mostrar ao participante a importância do desenvolvimento de projetos e seu caráter coletivo na criação, detectando habilidades e delegando funções;
Apresentar ferramentas de elaboração de projetos tais como:
•    Modelos básicos utilizados
•    Editais públicos e privados
•    Textos e planilhas
•    Análise técnica
•    Cronograma
•    Orçamentos
•    Traçar o perfil estratégico do produto – janelas de exibição, receitas possíveis, público alvo;
•    Trabalhar as Estratégias de Comunicação de acordo com o produto audiovisual;
•    Trabalhar Estratégias e Mobilização de Recursos e pessoas;
•    Leis de Incentivo (Lei Rouanet, PROAC, Mendonça, Audiovisual art. 1º, 1ºA, 3 A, 39)
•    Apresentação, Mobilização de Recursos e Parcerias estratégicas;
•    Estimular o trabalho e interação intermódulos entre os alunos, como um espaço de experimentação para as propostas do curso;
•    Apresentar um projeto final contemplando as diferentes etapas apresentadas ao longo do curso.

Público Alvo:
Graduandos do curso de Rádio e TV e Publicidade, Produtores audiovisuais (cinema, tv), Produtores culturais, Produtores executivos, Gestores financeiros de projetos, etc.

Conteúdo programático

Módulo I  Desenvolvimento Participativo de Projetos e Ferramentas de elaboração de projetos
Projeto audiovisual como realização coletiva – da criação até a estruturação formal e estratégica;
Detectando talentos e habilidades em seus grupos de atuação (produção, comunicação, roteiro, direção, produção, produção executiva, etc);
Modelos básicos de projetos audiovisuais;
Formulários mais utilizados em editais/leis de incentivo, para diversos gêneros;
Propostas práticas de projetos, trazidos ou não pelos participantes;
Divisão de Grupos de trabalho e trabalho intermódulos.
Módulo II  Perfil estratégico do Produto Audiovisual e Estratégias de Comunicação
Analisando o projeto audiovisual e sua viabilidade
Cronograma;
Orçamento;
Público Alvo
Janelas (tv, cinema, web, móbile)
Distribuição
Oportunidades – onde buscar? Como saber? Onde checar?
Divulgação Gerando um fato – web/ cases interessantes
Exercícios Práticos – Esboço e Análise do Projeto – orientação.
Módulo III  Estratégias de Mobilização de Recursos/ Leis de Incentivo
Leis de Incentivo (Lei Rouanet, PROAC, Mendonça, Audiovisual art. 1º, 1ºA, 3 A, 39)
Editais Públicos (MINC, Séc. Municipais e Estaduais) e Privados
Programas de Fomento
Patrocínio
Co-produção
Modelos de Negócio
Exercícios Práticos – Proposta de Financing Plan – orientação
Módulo IV  Apresentação para Mobilização – assessoria nos trabalhos finais
Apresentação Comercial
Contrapartidas
Negociação
Plano de Cotas
Argumentos
Pitching
Exercícios Práticos – Apresentação do Projeto – orientação.
Módulo V  Apresentação dos Trabalhos Finais
Pitching dos Trabalhos finais

Coordenação/Professora responsável:
Professora Priscilla Ferri

Formada em Comunicação Social pela FAAP, com habilitação em Publicidade e Propaganda e em Letras pela USP. Cursou cinema documentário na Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños – Cuba. Atua como consultora em desenvolvimento de projetos socioculturais através de processos participativos junto a grupos e coletivos culturais, produtoras audiovisuais, organizações sociais e privadas, além de ser responsável pela estratégia de comunicação, marketing e mobilização de recursos da Oka Comunicações.
Tem grande experiência em Marketing, Estratégias de Comunicação e Mobilização de Recursos, passando por empresas e entidades como SBT, Associação Neo TV, Grupo Abril, Eurochannel, Casablanca Filmes, Mostra Internacional de Cinema, etc.

Carga Horária: 2 horas

Número de Vagas: 30

Local: UNISA – Campus II – Isabel Schmidt, 349 – Santo Amaro

Valor do Investimento: R$ 400,00 – 2 parcelas de R$ 200,00

Período de Realização: 30/04, 14 e 28/05 e 04 e 18/ 06 /2011 (sábados das 9h00 às 13h00)


Contato: 2141-8570 – extensão@unisa.br

http://www.unisa.br/extensao/171174apr.html

5 comentários leave one →
  1. 15 de Outubro de 2010 22:03

    quero saber sobre blogs e outras ferramentas da internet.sou estudante de comunicação social publicidade e propaganda do 4º trimestre no 8º modulo.

    • priferri permalink*
      6 de Novembro de 2010 23:38

      Olá Luiza,
      vc se interessou pelo curos da UNISA? não entendi bem seu comentário, mas ele será reoferecido como curso de férias em janeiro. Acesse o site da UNISA p/ ver maiores infos ok?

      Att.

      Priscilla

  2. Carolina Pires permalink
    6 de Novembro de 2010 01:25

    Amei a programação do curso, é tudo que estou precisando agora, mas não consigo ir aos sábados pq faço pós-graduação neste horário.
    Tem previsão para turmas durante a semana à noite??

    • priferri permalink*
      6 de Novembro de 2010 23:36

      Olá Carol!
      Então a previsão é q este curso seja reoferecido em janeiro como curso de férias. Vou Atualizar as infos e vc pode verificar já no proprio sote da UNISa. Imagino q em janerio vc não tenha pós, certo?
      Tbm farei uma versão maior do curso no SENAC de fevereiro a março. Mas serão mais horas e mais caro tbm.

      Enfim vc pode escolher, ok?
      Vou colocar o do SENAC aqui na home do blog tbm logo mais, acompanhe.

      Att

      Priscilla

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: